Sábado, 19 de Maio de 2007

Relatório da Visita de Estudo

   
  De: Simão Pedro Rodrigues Antunes   Nº 24   Tª 10ºA
     Para: Prof. Manuel Sousa
     Relatório da visita de estudo realizada ás Grutas de mira de Aire, Serra de Aire (Pegadas dos Dinossauros), Santuário de Fátima.
     Em: 19 de Abril
 
 
       Esta visita iniciou-se por volta das 9:00h, com um tempo muito agradável. Nela participaram algumas turmas (4) do 10º ano, os professores (directores de turma) de matemática, Biologia, Português. Teve como finalidade proporcionar aos alunos um melhor conhecimento sobre assuntos relacionados com grutas e a extinção dos dinossauros. Ás 9:00h as turmas do 10º ano saíram da Póvoa de Lanhoso em direcção ás Grutas de Mira d’Aire. Iam dois autocarros, um levava as turmas do 10ºA e 10º B e o outro levava as turmas 10ºC e 10º D, mais alguns alunos do 11º ano.
       Andamos cerca de 3h de autocarro. Chegamos às Grutas por volta das 12:00h. Aqui entramos para uma espécie de túnel, um lugar mais fresco. Após a entrada dos alunos veio o instrutor que ao longo do percurso nos ia dando informação acerca das Grutas. As Grutas foram descobertas em 27 de Julho de 1947. Mas só em Setembro de 1953 foi possível conhecer totalmente o percurso que se encontra actualmente aberto ao público. Esta gruta era constituída por rocha calcária. Passamos por várias salas das Gruta, e á medida que se avançava ficava-nos a uma profundidade maior. A Gruta tinha as seguintes salas: “Sala Grande”; “Sala Vermelha”; “Sala da Joalharia”; “Sala das Alforrecas”; “Sala do Órgão”; “Sala do Bar”, entre outras. Ao longo de toda a gruta via-se estalactites e estalagmites. As estalactites vêm de cima para baixo e, de cem em cem anos crescem 1 cm. No caso das estalagmites, estas crescem de baixo para cima cerca de 1 cm de mil em mil anos. Quando as estalactites se juntam às estalagmites, formam-se as “colunas”.               
       Depois disto fomos almoçar para um lugar perto do Santuário de Fátima, por volta das 13:45h.
Ás 14:45h, após o almoço, dirigimo-nos para o Santuário de Fátima. Os alunos não eram obrigados a ir. Quem quisesse rezar dirigia-se para o Santuário, quem não o quisesse fazer ia dar uma volta. Mas à hora combinada, todos tínhamos que estar reunidos perto do Santuário.
       De seguida fomos em direcção ás Pegadas dos Dinossáurios na Serra d’Aire. Aqui, começamos por ver um filme que nos falava na época em que os dinossauros viviam e nas possíveis causas da sua extinção. O filme mostrou-nos como se descobriu as pegadas naquele local. Aquele sítio era uma pedreira, e nas suas escavações encontraram as tais “pegadas históricas”. Uma vez o filme visto, fomos ver a pedreira onde estavam as pegadas. Os alunos e professores estavam acompanhados de um instrutor que nos ia dando informações á cerca destes animais. Pensa-se que aquela região era uma zona pantanosa, e os dinossáurios ao passar lá deixaram as suas marcas que foram cobertas por sedimentos. Devido a movimentos tectónicos, o local onde estão as pegadas apresenta uma estrutura inclinada. Naquela Serra passaram Saurópodes, animais quádruplos de 27 metros de comprimento, pesavam cerca de 70 toneladas e eram herbívoros. Estas pegadas permitem descobrir, se estes animais andavam em grupos ou sozinhos, a velocidade que atingiam... Esta Serra contém os mais antigos registos de pegadas de dinossáurios e são os trilhos de pegadas mais nítidos a nível mundial.
        Por volta das 17:00h estávamos a caminho da Póvoa de Lanhoso. Durante este percurso paramos 1 vez para lanchar. Ás 18:30h voltamos ao nosso destino. Dentro do autocarro conversava-se, ouvia-se música e liam-se alguns papéis informativos da visita de Estudo. Chegámos á Póvoa de Lanhoso, cerca das 21:15h. Após a chegada, cada um seguiu o seu destino.
       Em suma, eu gostei muito de realizar esta visita, não só aprendemos algumas coisas novas como foi muito divertido. A pior parte da viagem era o facto de andar muitas horas seguidas de autocarro, e por isso, também a mais cansativa.
publicado por simao às 11:01
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De leitor a 9 de Março de 2009 às 19:24
Bom modelo (tb tenho de fazer uma parecida)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Crónica: Tabaco

. Glossário

. Relatório da Visita de Es...

. Universidade do Minho

. “O Vagabundo na esplanada...

. O Inquilino

. " História de uma Gaivota...

. A Era Planetária

. A carta Formal

. Bocage

.arquivos

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds